Pular para o conteúdo principal

Comprometimento com o Gerenciamento de Riscos I

"Para ter sucesso, a organização deve estar comprometida com uma abordagem proativa e consistente do gerenciamento dos riscos durante todo o projeto. É preciso fazer uma escolha consciente em todos os níveis da organização para identificar ativamente e buscar o gerenciamento eficaz dos riscos..." (PMBOK 4Ed, p. 276, 2008).

Como posso ter certeza de que estamos comprometidos e agindo proativamente, de forma consistente e eficaz?

A melhor forma é submeter-se a uma "Avaliação de Maturidade".

Existem vários modelos de maturidade propostos tais como: CMM, específico para a indústria do software; o PMMM do Dr. Harold Kerzner; o OPM3 criado pelo PMI; e o Prado-MMGP do consultor Darci Prado, cada um com prós e contras, no entanto é possível que uma organização se autoavalie - quanto a Maturidade no Gerenciamento de Risco - por meio de perguntas simples:

Quanto a Filosofia no Gerenciamento de Riscos (FGR)

1. As convicções e atitudes quanto à importância do Gerenciamento de Riscos (GR) são compartilhadas por todos os integrantes da organização?
2. A política de GR reflete os valores da organização e influencia sua cultura e estilo operacional?
3. A FGR está bem desenvolvida, sendo entendida e apoiada pelos integrantes da organização?
4. A FGR é observada nas comunicações escritas e orais, bem como no processo decisório?
5. A FGR é reforçada pela administração, não apenas formalmente mas com ações do dia a dia?
6. Os padrões da organização refletem Integridade aos Valores Éticos (IVE)?
7. Os Valores Éticos não são apenas comunicados, mas também acompanhados de orientação explicita quanto ao certo e o errado?
8. Existem canais ascendentes de comunicação pelos quais os empregados sentem-se confortáveis em notificar riscos potencias?
9. Os exemplos de IVE são identificados nas ações da alta administração?
10. Transgressores do código de IVE são punidos, delatores são premiados e omissões são advertidas?

Quanto a Autoridade e Responsabilidade do Conselho de Administração

11. As exceções (riscos não previstos) do processo de gestão de riscos são relatadas à Diretoria?
12. O Gerenciamento de Riscos é auditado periodicamente e conta com software de suporte à gestão de riscos?
13. A avaliação e gestão de riscos são padronizados pela instituição e possibilitam um gerenciamento de riscos eficaz?
14. O CA fornece supervisão ao gerenciamento de riscos, está ciente e concorda com o apetite a riscos e tolerâncias da organização?
15. A atribuição de responsabilidade e autoridade estão claras e definem limites quanto a iniciativas proativas?

Era uma vez um projeto,

o escopo foi definido, os prazos e custos estimados, as equipes alocadas, recurso disponibilizado e kickoff, lá foram eles.

Cinco anos de projeto, duas reuniões mensais em média, mudanças ocorreram no escopo, novos prazos e custos estimados, novos integrantes agregados a equipe.

O projeto fracassou. mais de quatro milhões gastos para nada. Os principais motivos "Alta rotatividade do pessoal técnico envolvido. Não permanência dos profissionais que, por política de pessoal da empresa, eram substituídos. Perda do conhecimento 'de chão de fábrica' adquirido".

Pasmem! Todos os relatórios gerenciais apresentados em todas as reuniões realizadas apontavam como Risco de Alto Impacto a "não permanência do pessoal envolvido"!

O que faltou? comprometimento da alta administração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medindo a performance por meio da Auditoria de Risco

" A risk audit takes another look at what the project team has done for risk management and whether it has worked [...] A risk audit includes : Reviewing if the right risk owner have been assigned to each risk Determining if the risk owners are effective Examining and documenting the effectiveness of contingency plans and fallback plans On critical projects, a risk audit could be done before the project management plan is approved. However, risk audits are more commonly done during the execution of the project. As a result of risk audit, corrective action may be taken. " (Mulcahy, Rita. Risk Management - Tricks of the trade for project managers..., RMC Publications, 2010, p. 253). [Uma auditoria de de risco conduz à uma outra olhada no trabalho que a equipe do projeto realizou para o gerenciamento de riscos e se este funcionou [...] Uma auditoria de riscos inclui: Revisão quanto ao proprietário de risco certo ter sido alocado à cada risco; Determinação quanto a

Real World Risk Management

The Project Management Institute (PMI.org) regularly issues Risk Management White Papers that provide insights from Real World to PMI's members. The last one teaches us how to integrate Risk Management and Portfolio, in order to grant the best result. This blogger aims help to increase probability of success, so The part of paper below is enough. (PMI.org) [O Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI.org) publica regularmente White Papers que disponibilizam percepções oriundas do Mundo Real para os membros do PMI. O último deles nos ensina como integrar Gerenciamento de Riscos e Portfólio de Projetos, a fim de garantir os melhores resultados. Sumário A partir da avaliação dos riscos diários do mundo real envolvendo orçamento e cronograma para eventos de alto impacto tais como vazamento de óleo e ataques terroristas, conclui-se que o gerenciamento de riscos deve ser o núcleo central do processo de tomada de decisão para cada um dos projetos do portfólio . O Gerenc

Fluxos de Entrada de um Processo X Riscos Identificados

O Gerenciamento de Riscos (G.R) em Processos segue as mesmas técnicas do G.R em Projetos, desta forma muita coisa pode ser aplicada. No caso particular dos fluxos de entrada, a analogia é bem simples: em um diagrama de redes das atividades de um projeto, quanto mais predecessores uma atividade possui maior o risco, de tal forma que quanto mais fluxos de entrada e/ou saída um processo possui, maiores são as possibilidades de que algo saia do controle. No exemplo abaixo, o processo P4 é o de maior risco (dentro dos apresentados). Então sejamos práticos, você foi contratado para realizar a análise de riscos (corporativos ou de projetos ou dos processos, tanto faz!), logo solicita aos departamentos envolvidos o máximo de documentação pertinente possível, obtendo então os Mapas de Processos da Organização. Em poucos minutos você já pode apresentar uma Lista Preliminar de Riscos Identificados. Quais seriam? "Aqueles com o maior número de fluxos de entrada ou saída são os de maior