Dependendo da abordagem do Gerenciamento de Riscos que se pretende realizar, é necessário buscar as fontes de risco de forma diferente:
- Para gerenciamento de riscos em projetos, procure nos:
- Ativos dos processos organizacionais;
- Informações do Termo de Abertura (premissas e restrições principalmente);
- Registro das Partes Interessadas (apoiadores e opositores, muito e pouco influentes, etc.);
- Declaração do Escopo (EAP, Dicionário da EAP);
- No diagrama de rede, procurando atividades concentradoras ou descentralizadores de fluxo;
- Nas estimativas de tempo e custo das atividades, se foram bem realizadas, quais apresentam mais incerteza, quais são mais criativas do que procedurais;
- Na capacitação dos Recursos Humanos mobilizados (ou a se mobilizar);
- Nos Documentos de Aquisição e contratos; e
- Na disponibilidade de recursos pelo patrocinador.
- Fatores Críticos do Sucesso de um processo identificado;
- Qualidade dos insumos (entradas) dos processos;
- Nível de automação dos processos. Quanto mais manual, maior o risco;
- Nível de redundância de equipamentos e de capacitação dos recursos humanos;
- Indicadores de desempenho dos processos. Histórico de queda no desempenho é risco de falha; e
- Quebra de fluxo previsto entre processos.
- Grau de comprometimento da alta administração com o G.R;
- Clareza na definição das políticas de G.R;
- Grau de eficiência na comunicação organizacional relativa ao G.R;
- Grau de formalização das responsabilidades quanto ao G.R; e
- Qualidade e quantidade de riscos identificados. Havendo qualidade e quantidade, o G.R está sendo realizado de acordo com boas práticas. Só quantidade, "é pra inglês vê". Só qualidade, demonstra que existe esforço, mas "uma andorinha não faz verão!".
- Os objetos de contratação (material ou serviço) foram bem definidos;
- Os riscos legais (trabalho de menor, responsabilidade civil, etc.) foram atribuídos ou assumidos formalmente;
- Os prazos e custos declarados são factíveis;
- Os contratados são confiáveis, foram selecionados de forma adequada, têm histórico de bons serviços prestados;
- Existe um Fiscal de Contrato formalizado e este está capacitado para a fiscalização;
- Não há relação familiar entre contratante e contratado; e
- O contrato está claramente alinhado com um objetivo empresarial.
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