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Risk Threshould Definition [Definição de Limite de Risco]


A tradução ideal para Threshould no contexto do gerenciamento de riscos é "limite", ponto máximo ou mínimo a que se pode chegar dentro de um ciclo de crescimento ou redução controlados.

Quando analisamos a Maturidade no Gerenciamento de Riscos Corporativos, ou em qualquer outro contexto de gerenciamento de riscos é importante deixar claro os pontos que definem o Apetite a Risco e a Aversão a Riscos, exemplo:

A empresa resolve "investir" U$ 30,000 em uma determinada nova tecnologia, com a finalidade de expandir o mercado do seu principal produto. A expansão considerada ideal é a de aumento de 50,000 clientes dentro do período de um ano.

Risco 1: Se o investimento ultrapassar U$ 30,000, o fluxo de caixa da conta investimento ficará negativo, resultando em redução da capacidade da empresa de aproveitar fusões com outras empresas do ramo;

Risco 2: Se não for atingido o limite de 50,000 novos clientes, não será alcançado o objetivo do projeto, resultando em desperdício do capital investido.

Então,
  1. consideramos que é possível ultrapassar os U$ 30,000, mas até quanto?
  2. considerando que novas tecnologias podem demorar mais do que o esperado, qual seria o desembolso mensal mínimo aceitável para o orçamento anual?
  3. qual seria o ideal de crescimento mensal para tranquilizar os investidores quanto a capacidade de alcançar o objetivo?
  4. sob o enfoque corporativo, quanto de dinheiro se investiria na gestão de riscos?
  5. qual seria o número mínimo de riscos identificados para o investimento (ou investimentos)?
Logo podemos definir (como empresa ou sponsor) que:
  1. limite máximo de estouro do orçamento: 20% do total orçado (neste caso 6,000);
  2. limite mínimo de gasto mensal (com coisas sérias): 1/12 do total orçado (neste caso 2,500 / mês);
  3. crescimento ideal do número de clientes: 4,200 / mês;
  4. capital disponível para gestão de riscos: a empresa disponibiliza um extra de 5% do valor do projeto como verba destinada a gestão de riscos (neste caso, U$ 1,500)
  5. será aplicada a fórmula (definida pela empresa ou Plano de Gerenciamento de Risco do Projeto): L = 100 + (orçamento - tolerância)2.
A fórmula acima é simples, onde:
  • Orçamento e um indice multiplicador por centenas, milhoes, bilhoes, trilhoes, conforme o caso;
  • L é o limite mínimo de riscos identificados por investimento, sendo que 100 riscos é o mínimo considerado ideal para que haja gerenciamento;
  • Orçamentos abaixo de U$ tolerância, não exigirão muito esforço de gerenciamento de riscos;
  • A medida que o valor do 'investimento' aumenta, a quantidade de riscos identificados exigida aumenta exponencialmente, o que é natural, uma vez que os riscos também aumentam.
É claro que nem todos os riscos identificados serão considerados "top-risks" e passarão pela "Análise Qualitativa", nem ações de resposta, nem plano de contingência, logo, podemos aplicar a seguinte fórmula para identificar o mínimo de top-risks considerados: T = L * 0.2 - (orçamento)

Esta nova fórmula define que:
  • T é o número de Top-Risks que corresponde a 20% do total identificado (Pareto 80/20)
  • O redutor 'orçamento' e adequado para que haja foco nos riscos de maior impacto quando o numero de riscos for elevado.
Para solidificar tudo que foi apresentado, analise o gráfico abaixo, produzido a partir da aplicação das fórmulas, e tire suas conclusões.


Lembre-se "politicas" são próprias de cada organização / projeto, logo a dica acima é uma dica, não uma regra.

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