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Riscos na especificação I

"...ao contratar um produto ou serviço, e não um resultado, o cliente traz para si o risco da especificação da solução do seu problema, principalmente não sendo ele o especialista no assunto." (Xavier, Carlos Magno da Silva et al. Gerenciamento de aquisições em projetos, ed. FGV, 2010).

É boa prática nas aquisições estabelecer uma comissão mista envolvendo pessoas do setor financeiro, do setor de compras e técnicos específicos para cada categoria de material a ser adquirida. Não há técnicos especialistas no assunto a disposição? Então procure parcerias ou consultorias que possam ajudá-lo, pois estas serão sempre mais baratas (ou de graça) do que a compra mau especificada.

Certa vez compramos mau,

foi solicitado pela área de TI uma unidade de backup para os servidores "UNIDADE DE FITA DAT COM n GIGABYTES DE CAPACIDADE, SIMILAR AO MODELO ACME 123".

O setor de compras pesquisou no mercado em encontrou um modelo de "UNIDADE DE FITA DAT" com a mesma capacidade e da mesma marca proposta na RFP (Request for Proposal), porém de outro modelo.

Durante a fase de negociações, o fornecedor defendeu que "este modelo que eu forneço é mais moderno do que o similar que vocês sugerem!".

A compra foi realizada, o material recebido, mas a instalação foi postergada pois o principal técnico acabara de entrar de férias.

Aproximadamente 40 dias depois de recebido o item, percebeu-se que

"A UNIDADE É DE TECNOLOGIA USB E NOSSO SERVIDOR (NOVELL NETWARE) SÓ ACEITA SCSI!".

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